Mesmo com a crescente popularização dos cartões de crédito, muitos clientes ainda são resistentes às cobranças de juros por parte da empresa ou instituição financeira. Mas o primeiro ponto é que se essas taxas não fossem cobradas, as faturas poderiam ser pagas quando e da forma que os usuários quisessem. Ou seja, as companhias sairiam em desvantagem, principalmente quando houvesse parcelamento, que é uma das formas mais comuns de pagamento de cartão de crédito. Resumindo, pode-se afirmar seguramente que ainda não existem cartões sem cobrança de juros no mercado, ainda que alguns deles ofereçam ausência de anuidade, por exemplo.
Anúncios
É comum que os clientes confundam as taxas e tarifas em geral (anuidade, emissão de cartão adicional, emissão de segunda via, entre outros) com os juros, que são relativos às multas em caso de atraso no pagamento de faturas, parcelamento de dívidas, saque do próprio cartão, entre outros. Mas geralmente há cobrança de 2% de juros rotativo, como é determinado pelo Banco Central.
Obviamente, os cartões de crédito possuem diversas vantagens como não precisar portar dinheiro em espécie, facilidade para criar um orçamento através do registro de tudo que foi consumido através do produto, além da possibilidade de parcelar as compras e começar a pagá-las somente após um certo tempo e as vantagens dos programas que oferecem recompensas como o acúmulo de pontos para trocar passagens aéreas ou produtos, por exemplo. Sem contar, claro, na maior segurança quanto às suas transações.
Anúncios
No entanto, o uso do cartão de crédito também traz algumas desvantagens, além dos juros mencionados anteriormente. Confiram:
- Caso o usuário não possua certo controle financeiro, os cartões podem gerar dívidas altíssimas. Uma dica é começar a relacionar as empresas de cartão a um banco, por exemplo, que faz o empréstimo de dinheiro todo mês e ao final desse período, deseja receber o pagamento integral do valor da fatura. Caso não receba, cobrará altos juros capazes de gerar endividamento. Por isso, cuidado! O planejamento deve ser sua prioridade;
- As empresas de cartão de crédito exigem que seus usuários realizem pelo menos um pagamento mínimo, mesmo que já estejam com dívidas acumuladas. Esse valor “mínimo”, será estabelecido pela instituição;
- Quanto mais tempo o cliente demorar para pagar o valor total da dívida, melhor para as empresas de cartão. Uma vez que há aumento de juros a cada mês, principalmente se houver uso contínuo desse cartão;
- Fique atento quando as instituições permitem que você gaste além de seu limite. Muitas vezes, haverá uma cobrança separada de taxa “bônus”;
- É comum que os clientes excedam nos gastos em situações de férias, por exemplo. Mas é importante pagar as dívidas antes do acúmulo e voltar para o planejamento anterior.
É claro que se houver planejamento, os cartões de crédito acabam trazendo maiores vantagens do que desvantagens. Mas tenha em mente que seu uso pode ser comparado a um empréstimo! Por isso, planeje-se!
Visando todos esses pontos, confiram alguns cartões isentos de taxas gerais de anuidade e que apresentam cobranças interessantes de juros (comparado a outros do mercado) caso haja parcelamento:
- Nubank: trata-se de um cartão de crédito internacional isento de anuidade com bandeira Mastercard e vinculado a uma conta digital. A cobrança de juros rotativo gira em torno de 2,75% a 14% ao mês. No caso de juros por atraso na fatura, será cobrado de 3,75% a 15% ao mês, além de 2% de multa sobre o valor gasto. A empresa oferece a possibilidade de refinanciamento de fatura, caso necessário.
- Credicard Zero: cartão de crédito sem tarifa de anuidade e bandeira Mastercard vinculado a um aplicativo.A cobrança de juros rotativo gira em torno de 9,90% ao mês. No caso de juros por atraso na fatura, também será cobrado 9,90% ao mês, além de 2% de multa sobre o valor gasto. A empresa oferece a possibilidade de refinanciamento de fatura, caso necessário.
- Cartão Next: trata-se de um cartão de crédito internacional isento de anuidade com bandeira Visa e vinculado a um aplicativo. A cobrança de juros rotativo gira em torno de 9,9% ao mês. No caso de juros por atraso na fatura, será cobrado de 15,10% ao mês, além de 2% de multa sobre o valor gasto. A empresa oferece a possibilidade de refinanciamento de fatura em até 24 vezes, caso necessário.
Cartão de crédito do Banco Original: trata-se de um cartão de crédito internacional isento de anuidade com bandeira Mastercard e vinculado a uma conta digital. A cobrança de juros rotativo gira em torno de 7,9% a 14,40% ao mês. No caso de juros por atraso na fatura, será cobrado 1% caso a conta não tenha sido parcelada. A empresa oferece a possibilidade de refinanciamento de fatura, se houver necessidade.