Vale a pena investir em Criptomoedas?

Publicidade

Com certeza você já ouviu falar das criptomoedas existentes e do tão famoso bitcoin. No mundo dos investimentos, esse é um dos assuntos mais pautados atualmente. Por isso, se você deseja investir nessas moedas, antes precisará conhecer bem esse mercado.

Essas moedas tem seu próprio sistema de funcionamento, o que inclui tecnologias de gestão específicas para investimentos, o que varia constantemente de valor. Por trás de cada moeda, existe um tipo de tecnologia que a rege. Uma das mais famosas é a tecnologia blockchain. Saiba mais a seguir.

Publicidade

Blockchain – O que é e como funciona?

O sistema blockchain é um tipo de sistema moderno e seguro que é utilizado para transações financeiras digitais, fornecendo aos investidores a possibilidade de fazê-lo a qualquer momento e de qualquer lugar.

Esse sistema possui uma base de dados integrada a uma rede que é composta por milhares de computadores espalhados ao redor do mundo, a fim de garantir seu funcionamento diariamente.

Publicidade

Os computadores responsáveis por isso são chamados de mineradores, e qualquer pessoa pode fazer parte disso se tornando um minerador, basta apenas ter os recursos necessários. Atualmente existem inúmeras mineradoras muito bem estruturadas para tal serviço. Mas o que realmente é a mineração?

Mineração – Como funciona?

Esses computadores possuem servidores que realizam cálculos complexos e processados a fim de verificar a veracidade das transações financeiras realizadas, validando-as ou não.

Assim, são conferidos se as partes envolvidas na transação podem ou não gastar o que prometeram, ou se já o fizeram anteriormente. Além de verificar também se aquela transação é segura ou não para os envolvidos.

Assim que uma transação é validada, ela entra em uma cadeia, conhecida como chain. A partir disso, suas informações passam a ser inseridas em união com outras transações que fizeram o mesmo processo, formando assim um bloco digital, conhecido como block.

Clique para continuar:  Ganhar criptomoedas com tarefas simples: 8 formas comprovadas

É por conta disso que o nome “blockchain” foi aderido. Quanto mais transações são realizadas, mais informações são adicionadas, formando mais blocos, criando assim uma cadeia cada vez maior. 

Vantagens do Blockchain

Sem dúvidas, uma vantagem do blockchain é a segurança. Isso porque o blockchain é como um livro-razão, porém, público. Todas as transações realizadas são registradas nesse bloco, e não podem ser alteradas.

Dessa forma, fraudes são evitadas. Os computadores registram e fazem a conferência das transações, garantido que não sofreram alterações ou ocultação de valores roubados.

Cada bloco tem um número único, que sempre está relacionado com o bloco anterior dessa cadeia. Assim, se houver uma tentativa criminosa de alteração entre os registros, isso será rapidamente identificado. Não há como alterar um bloco sem mexer em todos os outros. Um sistema bem planejado e muito eficaz!

Nesse livro-razão digital, todas as transações são registradas “em pedra”. Isso significa que há um histórico de todas as transações, que foi construído desde o início do blockchain, e todos os integrantes podem ter acesso a qualquer momento, possuindo também uma cópia dele.

Assim, o blockchain mantém todo o histórico registrado de forma criptografada, mas quem o efetuou e quanto gastou, está registrado anonimamente. Por isso, todas as pessoas são identificadas através de códigos, não sendo possível sua associação com seu RG ou CPF, por exemplo.

Publicidade
Clique para continuar:  Como investir em moedas digitais com segurança?

Um sistema descentralizado

O funcionamento do sistema do blockchain é conhecido por sua descentralização. Mas, o que isso significa? Quando ele foi desenvolvido, um dos objetivos a ser alcançado foi a criação de uma forma de efetuar transferências que não fosse dependente de uma autoridade maior e central, como o governo ou os bancos. 

Normalmente, nos bancos e dinheiro tradicionais, o governo emite as moedas e os bancos as guardam, operando assim nosso dinheiro. Por isso, qualquer falha no sistema dessas instituições, pode gerar prejuízo a milhões de pessoas.

Sejam falhas técnicas, má administração ou falência do banco, muitos cenários que são desfavoráveis aos consumidores e investidores podem colocar em risco suas finanças.

No entanto, com o sistema blockchain, a descentralização protege os usuários. O sistema é distribuído entre inúmeros computadores, sendo assim, uma falha em algum ponto dessa rede não a afeta num todo, e não há a possibilidade de um órgão superior que venha a intervir a seu próprio benefício e prejudique os demais.

Investimentos – Bitcoins e outras criptomoedas

Com o surgimento do sistema blockchain, o bitcoin se tornou cada vez mais popularizado no mercado de investimentos. Seu preço apresentou um crescimento gigantesco ao longo dos últimos anos. Atualmente, todos os dias ele sofre variações.

Por conta dessa oscilação, o que antes era apenas uma moeda de troca, passou a ser um investimento muito prezado por grandes investidores. Além de impressionar também os novos investidores que querem fazer parte do mundo de negócios totalmente digital.

Com o tempo, os investidores passaram a comprar e vender criptomoedas porque viram uma oportunidade de lucrar com essas variações de preço diárias. Uma moeda que hoje está muito barata, pode apresentar um valor absurdo atualmente e mudar totalmente o cenário das moedas digitais.

Clique para continuar:  12 melhores jogos para ganhar criptomoedas

Dentre todas as criptomoedas que existem atualmente, o bitcoin continua sendo a maior em volume de negociações e transações, e a principal desse mercado. No entanto, existem outras moedas alternativas no mercado de investimentos, dentre elas, o litecoin, ethereum, bitcoin cash e ripple.

Muitos investidores passaram a compor um portfólio composto com mais do que bitcoins, eles alocam parte dos seus recursos em outras moedas digitais como uma tentativa de investir em novas moedas em potencial de crescimento de valor.

Apesar do futuro incerto das moedas, o bitcoin é uma das moedas ativas que mais está integrada a cadeira tão diversa de investimentos no mercado financeiro brasileiro.

Alguns consideram o investimento em criptomoedas como uma forma arriscada de investir seus recursos por conta da volatilidade da moeda. No entanto, pode ser muito promissor o futuro desses investimentos. Por isso, outros a veem como uma boa aposta

Atualmente, é possível comprar no Brasil o bitcoin no formato P2P, (peer-to-peer), diretamente com o vendedor da moeda. Mas você também pode adquiri-la através de exchanges, que são corretoras de criptomoedas.

Essas plataformas digitais lhe darão suporte e ajuda necessários para fazer o investimento, compra e venda dessas moedas, fazendo uma intermediação desse serviço entre vendedores e compradores.

O investimento em criptomoedas, apesar de ser incerto, é potencialmente promissor. Muitos investidores que arriscaram tiveram um bom retorno, já outros, ainda aguardam maiores reviravoltas desse mercado de valorização e oscilação das moedas, que nos dias de hoje, é altamente valorizado e indicado para investidores em crescimento.

Publicidade

Como investir em moedas digitais com segurança?

12 melhores jogos para ganhar criptomoedas