Tudo sobre o Construcard

Publicidade

Se você está querendo construir ou reformar o seu imóvel, mas não tem grana para arcar com todos os gastos, a Caixa pode te ajudar. A instituição, já conhecida por ser parceira de programas como Minha Casa Minha Vida, conta com suas próprias linhas de crédito que visam beneficiar seus clientes que precisam de ajuda nessas situações.

Por exemplo, a Caixa criou o Construcard, uma linha de crédito voltada somente para a compra de materiais de construção. Funciona como um financiamento, mas só pode participar quem tem conta corrente no banco e não possui nenhum tipo de inadimplência.

Publicidade

O Construcard, apesar de ser um financiamento, possui algumas diferenças e por isso vamos falar sobre ele em detalhes a seguir. Confira!

Veja como funciona o Construcard

Publicidade

O Construcard é um financiamento de materiais de construção para você que quer construir, reformar e/ou ampliar o seu imóvel. Ao contratar esse financiamento, você recebe do banco um cartão de débito com o valor que foi concedido pela instituição, para que você possa usar para a compra de bens em lojas de materiais. Entretanto, esse cartão não pode ser usado em qualquer loja de material de construção: somente naquelas que são credenciadas pela Caixa.

O valor que o banco libera através do cartão para você usar na compra de materiais de construção é definido com base no seu perfil de consumidor e com a análise de crédito que a instituição realiza quando você solicita o financiamento. Esse valor é acoplado junto à sua conta corrente, mas você não pode sacá-lo nem usar para outros fins; a movimentação desse dinheiro é feita somente através do cartão Construcard.

Veja Mais:  Saiba como obter empréstimo até R$ 25 mil pela Caixa Econômica

Quando você assina o contrato e recebe o cartão, começa a contar um prazo de 6 meses para você usar o dinheiro e comprar tudo o que precisa. Você tem todo esse tempo para visitar as lojas, pesquisar preços e fazer suas compras; durante esses 6 meses, você vai pagar somente os juros dos valores que usar do cartão.

Publicidade

Quando chegar ao fim desses 6 meses, você começará a pagar as mensalidades do financiamento. No contrato, constará a data de início do pagamento das mensalidades e o valor das mesmas.

Garantia Construcard

Para conseguir contratar o financiamento do Construcard, você ainda precisa oferecer algum tipo de garantia para o banco. Isso dá uma garantia maior ao banco de que ele receberá o dinheiro que te emprestou e as chances de você conseguir o financiamento aumentam.

Você pode oferecer ao banco a alienação fiduciária de imóvel ou de automóvel, aplicação financeira ou ainda caução de depósito. Oferecendo essa garantia ao banco, você também pode conseguir melhores condições para o seu financiamento.

Requisitos para o Construcard

Existem alguns requisitos que você precisa atender para conseguir contratar o Construcard e não ter nenhum empecilho no meio do caminho.

Você precisa ser maior de 18 anos, ser correntista da Caixa, não possuir nenhum tipo de dívida e não estar com o nome no vermelho, além de ter uma renda fixa. É preciso também que você seja aprovado na análise de crédito e de risco que é realizado pela instituição, para que assim o financiamento possa ser liberado.

Publicidade

Documentos para contratar o Construcard

Para conseguir dar entrada no seu pedido do Construcard, além de atender às exigências mencionadas acima, você também precisará apresentar vários documentos. Esses documentos serão usados para a análise de crédito realizada pelo banco, por isso são muito importantes e você deve se certificar de reunir tudo e entregar para o banco.

Veja Mais:  Cartão de Crédito Caixa Econômica Federal

Os documentos necessários são os seguintes: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda atualizado, documentos da garantia e comprovante de propriedade do imóvel, podendo ser o carnê de IPTU do ano ou a certidão de matrícula do imóvel.

Simulador Construcard

Antes mesmo de reunir a documentação, você pode usar o Simulador Construcard. Ele é uma ferramenta desenvolvida pela Caixa para ajudar os clientes a simularem seus financiamentos antes mesmo de contratá-los, para que consigam se planejar melhor e ter a certeza de que podem pagar pelas mensalidades.

O simulador pode ser usado para várias situações, incluindo para o Construcard. Você só precisa acessar o site da Caixa e clicar no botão de “Simule Aqui” na página da linha de crédito. Para que a simulação seja realizada, você precisa informar que tipo de financiamento está adquirindo: para “Construção” ou para “Reforma e/ou Ampliação”. Selecione a opção adequada e depois preencha todas as informações que são solicitadas, para que seja possível simular.

Você poderá conferir todas as condições do financiamento, parcelas, juros e valores. A simulação pode ser feita quantas vezes você quiser e não há nenhum custo.

Como contratar o Construcard

Muitas pessoas se interessam pelo Construcard justamente pela facilidade que ele oferece: você faz suas compras com um cartão de débito, tendo até 6 meses para comprar tudo o que precisa, e só depois começa a pagar. Além disso, são diversas opções de lojas credenciadas para você pesquisar os preços e comprar no melhor lugar.

No entanto, mesmo sendo um financiamento bem procurado, nesse momento novas contratações estão suspensas pela CAIXA. Mesmo assim, é fundamental que você saiba como isso pode ser feito, para poder solicitar o Construcard quando a instituição voltar a aceitar contratações.

Veja Mais:  Como funciona o financiamento Caixa Construção?

Para poder contratar o Construcard, você vai precisar reunir todos os documentos que nós mencionamos acima e levar até uma agência da Caixa mais próxima de você. No local, poderá dar entrada no pedido e o banco fará a análise de crédito e do seu perfil de consumidor. Se o seu pedido for aprovado, você será chamado para assinar o contrato e receber o seu cartão (se preferir, ele também pode ser enviado para a sua residência). Com o cartão em mãos, você só precisa desbloqueá-lo para começar a usar.

O cartão virá com o limite já definido pelo banco que consta no contrato. Na hora de pagar, você só precisa usá-lo com a senha da sua conta e pronto. Confira a lista de todas as lojas credenciadas no site da Caixa.

Publicidade

Americanas abre vagas de trainee para todo o Brasil e sem pedir inglês

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória; veja calendário e como fazer sem sair de casa