Quais são os principais tipos de seguros? 

Anúncios

Todos os nossos bens estão sujeitos a diversos riscos e apesar de todos os cuidados que tenhamos, alguns problemas são inevitáveis. Por isso, ter certas precauções podem te ajudar em diversas situações e imprevistos.

Anúncios

Embora algumas pessoas considerem um desperdício investir em seguros, na realidade eles podem ser formas eficientes de se proteger em casos de imprevistos. 

Mas a maioria das pessoas não sabem como funcionam os seguros e quais são as diferenças entre as modalidades disponíveis no mercado. Se essa é a sua dúvida, esse artigo te ajudará a entender como funcionam os seguros e quais são os tipos de seguros que existem.

Como funcionam os seguros?

Um seguro nada mais é que um contrato feito entre uma seguradora e uma pessoa física ou jurídica. Todos os que contratam um seguro pagam um valor fixo para a seguradora, e a partir daí, ela passa a assumir os riscos sobre possíveis danos aos que é especificado na apólice.

A seguradora assume os riscos, e também, o custo que terá de pagar ao segurado em casos de sinistro (termo referente a tipos de imprevistos cobertos pela apólice), sendo devidamente calculados.

Rotating Banners

O risco assumido pela seguradora e o quanto ela pagará ao segurado em caso de sinistro — termo que designa os tipos de imprevistos cobertos pela apólice — são calculados a partir de diversas variáveis.

Por que é importante ter um seguro?

Muitos imprevistos podem ocorrer, seja com bens como carro e casa, como também contra nossa própria vida. Em casos de roubo, acidente, desastres naturais, em qualquer que seja o imprevisto, é bom estarmos preparados.

  Dicas para evitar fraudes no seu Cartão de Crédito

Os gastos que podem surgir com alguns imprevistos e acidentes podem causar um grande prejuízo financeiro e talvez não tenhamos de onde tirar o dinheiro para arcar com tudo. 

Nesse sentido, um seguro pode ser a solução, pois poderá prevenir grandes gastos e garantir maior segurança e estabilidade ao lidar com grandes imprevistos. É um investimento que vale a pena.

Rotating Banners

Quais os principais tipos de seguro?

Existem diversos tipos de seguros disponíveis no mercado, e dentre esses estão os seguros mais comuns e mais procurados pelos consumidores. Veja a seguir quais são esses seguros e como funcionam.

Seguro Residencial

O seguro residencial protege o imóvel contra imprevistos como roubos, desastres naturais e incêndios. Esses sinistros são os mais comuns, mas você pode solicitar outras coberturas para o seu seguro.

Uma cobertura que muitos clientes solicitam é a cobertura para danos elétricos e furtos. Essas coberturas são administradas pela seguradora 24 horas por dia, então a qualquer momento você pode solicitar os serviços incluídos na apólice.

Rotating Banners

A contratação do seguro residencial é um ótimo investimento visto que esse é o principal patrimônio de uma pessoa. Algumas pessoas que fazem financiamento bancário são obrigadas a adquirir um seguro pelo banco, assim como ocorre com prédios e condomínios, segundo a legislação exige.

  Como fazer Investimentos Online?

Seguro de Vida

O seguro de vida funciona como uma indenização aos familiares incluídos na apólice em caso de morte por acidente ou causas naturais. Algumas coberturas do seguro de vida tem um pagamento que pode se estender para situações de doenças graves e invalidez.

Um seguro de vida pode proteger a família em casos de incapacidade física do seu provedor e sua ausência, lhe resguardando financeiramente e garantindo uma fonte de renda provisória segura.

Rotating Banners

Seguro Automotivo

O seguro automotivo ou o seguro veicular é o mais popular e desejado pelos brasileiros, porque o risco de se envolver em acidentes de carro ou de roubo de veículos é muito grande, especialmente nos grandes centros.

Boa parte das apólices dos seguros cobre incidentes básicos, como em casos de roubos e danos materiais. Além disso, existe a proteção que cobre reparos do carro de outros motoristas, como em situações de acidentes de trânsito.

Todo carro que é licenciado, é de responsabilidade do motorista o pagamento do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). 

Rotating Banners

Esse é um seguro obrigatório. No entanto, sua proteção fica à critério do motorista, visto que o foco da assistência é para os envolvidos nos acidentes, seja em casos de invalidez, despesas médicas e casos de morte.

Seguro Empresarial

Esse é um dos seguros menos conhecidos pelos brasileiros. Ele oferece uma cobertura para empreendimentos comerciais e negócios. Caso você tenha uma indústria, de pequeno, médio ou grande porte, e um incêndio lhe traga danos, você poderá ser ressarcido. 

  Como conseguir cartões Premium

Existem outras coberturas que estão incluídas no seguro empresarial e que dependerá apenas do que estiver acordado conforme a apólice.

Seguro Viagem

O seguro viagem é muito recomendado para quem viaja para o exterior. Ele inclui uma cobertura para morte e invalidez e também evita a necessidade de altos custos com atendimentos médicos no país destino da sua viagem.

Coberturas adicionais podem ser solicitadas e incluirão situações como extravio de bagagens, perda dos documentos durante a viagem ou maiores danos.

Como escolher uma boa seguradora?

É de extrema importância verificar a idoneidade da corretora que você escolherá para ser sua seguradora. O primeiro passo é certificar-se de que ela é credenciada à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável pelos seguros.

Verifique também a reputação da empresa antes de escolhê-la para ser sua seguradora, procure saber como ela se relaciona com os clientes, e se os serviços são prestados de forma eficiente.

Uma seguradora confiável deve ter profissionais capacitados, com os melhores tipos de seguros, a fim de suprir as necessidades dos clientes, de forma que não haja maiores problemas em momentos que o seguro precise ser acionado.