Programa Jovem Aprendiz da Nexa está com vagas exclusivas para mulheres

Você conhece o programa Jovem Aprendiz? Ele pode ser uma ótima oportunidade para os jovens de 18 até 23 anos que estão buscando se inserir no mercado de trabalho e pode ser uma ótima opção para quem ainda não conseguiu o seu primeiro emprego.

Publicidade

Ao longo deste texto nós iremos te contar sobre uma ação deste programa que busca inserir as mulheres jovens no mercado de trabalho. Se você é mulher e tem de 18 a 23 anos de idade fique ligada nessa novidade.

Algumas áreas de atuação recebem um volume maior de candidatos do sexo masculino, isto por serem áreas tradicionalmente ocupadas por homens.

Publicidade

No entanto, ultimamente, existem alguns movimentos que visam levar uma maior diversidade de gênero para dentro das empresas, incluindo estas áreas de atuação.

Além disso, para os jovens, conquistar uma vaga no mercado de trabalho pode não ser uma tarefa fácil e, para fornecer novas oportunidades de qualificação e trabalho, o Senai busca parceria com empresas por meio do programa Jovem Aprendiz.

Se você está procurando por mais informações sobre estas oportunidades, saiba que uma ótima opção surgiu para as mulheres jovens que poderão se candidatar para uma vaga de jovem aprendiz exclusiva para mulheres.

Publicidade

A área em que as candidatas irão se inserir é a mineração, uma área que é tradicionalmente dominada pelos homens.

Para que isso seja possível, a Nexa, em parceria com o Senai-MG, vai oferecer alguns cursos profissionalizantes e gratuitos na área de operações de mina e beneficiamento mineral direcionada para as cidades de Paracatu e Vazante.

A empresa Nexa atua na área de mineração há alguns anos e possui uma grande credibilidade em sua atuação.

Ficou interessada nesta oportunidade de se inserir no mercado de trabalho na área de mineração? Fique ligada pois as inscrições para o processo seletivo para o Programa de Qualificação Profissional irão até o dia 23 de junho, com vagas disponíveis para mulheres entre 18 e 23 anos e também para mulheres com deficiência (PCD):

Para acessar agora mesmo a área de inscrição para o programa de jovem aprendiz da Nexa, acesse o link a seguir: https://vempranexa.gupy.io/.

Mas antes de começar a sua inscrição no programa, saiba um pouco mais sobre esta oportunidade que pode mudar a sua vida.

Esta oportunidade tem como intuito inserir as mulheres neste mercado de trabalho, a fim de promover a diversidade nestes espaços, mudando a tradicional majoritariedade de homens que atuam nesta área.

Esta campanha faz parte da estratégia de pluralidade da empresa, ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e também do compromisso firmado com o movimento Women In Mining Brasil (WIM Brasil), que tem o intuito de dar novas oportunidades para as mulheres na área da mineração.

Esta estratégia é muito importante para as mulheres jovens que estão procurando pela sua primeira vaga de emprego.

Segundo o analista de desenvolvimento humano e organizacional da Nexa, Faria Eugênio, este programa possui o objetivo de qualificar pessoas de ambas as cidades citadas anteriormente e também ampliar a participação das mulheres neste setor.

Ele ainda acrescentou a seguinte colocação: “A inclusão com foco em pluralidade no programa de aprendiz vai além de oferecer uma oportunidade de trabalho na Nexa. No curso, as participantes vão se capacitar em diversas frentes e, por isso, elas podem conquistar a própria independência.”

A fala de Faria ilustra o compromisso da empresa com a inserção da diversidade no setor de mineração a fim de promover a independência intelectual e financeira das mulheres.

Buscando o exemplo de uma jovem que participou do programa e hoje incentiva mais jovens a fazerem o mesmo, encontramos o depoimento de Jhamilly Ferreira dos Anjos, de 23 anos, que hoje atua como operadora na Nexa em Vazante.

Segundo ela, participar do programa foi fundamental para sua carreira profissional. “Fazer parte do curso foi uma oportunidade única, já que sendo mulher as oportunidades de emprego parecem ser limitadas, mas a empresa tem um olhar diferente sobre isso. Na Nexa, coloco em prática tudo que aprendi e acredito que o programa pode fazer a diferença na juventude, pois oferece experiência.”, disse Jhamily.

Se você quer seguir o exemplo da profissional citada acima e participar do programa oferecido, saiba que para isso a candidata deve participar do processo seletivo e após isso passar pelo curso que é ofertado. Aquelas que estiverem interessadas precisarão passar por uma análise de perfil, inicialmente.

Para isso, será necessário enviar um vídeo de apresentação e em seguida passar por uma entrevista com as lideranças da Nexa assim como especialistas do Senai.

Caso passe por estas duas etapas, deverá ainda passar por uma etapa de testes psicológicos e de aptidão física, até que seja admitido.

Depois de passar por esta seleção, as candidatas que obtiverem os melhores resultados passarão pelo curso sobre aprendizagem industrial em Manutenção de Equipamentos de Mineração e Operação de Mina e Tratamento de Minério.

Qualquer um dos cursos será composto por aulas teóricas, práticas e terão ao todo uma duração de um ano e seis meses.

No final do programa, as pessoas devem receber um certificado de qualificação profissional emitido pelo SENAI, que é válido em todo o território nacional.

Vale ressaltar que todas as etapas do programa, desde a seleção até a certificação, são totalmente gratuitas, ou seja, você não precisa pagar nada para participar destas etapas de seleção.

Se você quer ter mais informações sobre o programa e o processo de seleção acesse o link a seguir:  https://www.nexaresources.com

Não deixe de se inscrever nesta vaga. Além disso, caso você não se encaixe nos pré-requisitos, busque por outros programas de jovem aprendiz disponíveis nos portais virtuais do Senai.

Caso restem dúvidas você pode buscar pelo Senai da sua região onde você poderá solicitar as informações necessárias para a participação no programa, além de poder compreender melhor como funciona esta área de atuação.

Vale ressaltar que, conforme citado no início do texto, estas vagas estão localizadas no estado de Minas Gerais, portanto se você está buscando por oportunidades em outro estado, entre no site do Senai para buscar pela sua localização.

4 passos para consultar seu CPF grátis

Americanas abre vagas de trainee para todo o Brasil e sem pedir inglês