Portabilidade de empréstimo consignado: Saiba como fazer

O empréstimo consignado é uma forma dos aposentados e pensionistas do INSS, além de trabalhadores de órgãos conveniados, conseguirem uma determinada quantia de dinheiro para realizarem um sonho ou usar como desejar. Quem adquire esse tipo de empréstimo não precisa efetuar o pagamento mensal do carnê do crédito, pois o valor é debitado automaticamente do seu salário ou aposentadoria.

Publicidade

O que muitos não sabem é que é possível fazer a portabilidade do empréstimo consignado, e muitos também não sabem como fazer. A seguir, nós explicamos e tiramos todas as dúvidas sobre esse tipo de operação. Confira!

Publicidade

O que é portabilidade?

A portabilidade é uma operação que está disponível para os consumidores em diversos tipos de serviços. Por exemplo, é possível fazer uma portabilidade de número e trocar de operadora, mas manter o seu número atual. De modo geral, a portabilidade é um procedimento de solicitação de troca de operação e no caso dos empréstimos consignados, significa que a instituição financeira responsável por receber os pagamentos do empréstimo é alterada.

Como mencionamos, você também pode fazer isso para trocar a operada do seu celular, mas manter o número. É um direito do consumidor e também está disponível para aqueles que possuem um empréstimo consignado, mas desejam passar a dívida para outro banco de sua preferência.

Publicidade

Quando o consumidor efetua essa portabilidade, ele tem a chance de contar com uma menor incidência de juros e também aproveitar condições mais benéficas de acordo com a redução do CET da operação de crédito.

Para quem o empréstimo consignado se destina?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que não está disponível para todas as pessoas, apenas para algumas. Ele se chama consignado justamente por estar disponível somente para determinadas pessoas e porque, no caso da grande maioria delas, a parcela do empréstimo é debitada diretamente do salário.

Aposentados ou pensionistas do INSS, servidores públicos ou militares, assim como quem trabalha em determinados empregos CLT, são as únicas pessoas aptas a obter um empréstimo consignado e, consequentemente, a realizar uma portabilidade desse tipo.

Se você possui um emprego CLT e deseja esse tipo de empréstimo, é preciso conferir se a sua empresa possui parceria ou convênio com alguma instituição financeira para oferecer esse tipo de operação aos seus funcionários. Em todos os casos, o empréstimo é descontado diretamente do salário ou da aposentadoria, quando ele cai na conta.

Como funcionam os empréstimos consignados?

Os empréstimos consignados, como você viu, não são para qualquer pessoa. Essa é uma das principais informações sobre esse tipo de linha de crédito. Assim como esse empréstimo, a portabilidade do mesmo também só está disponível para aqueles que o podem solicitar.

Esse tipo de empréstimo geralmente é feito com o desconto na folha de pagamento do consumidor, seja o salário ou a aposentadoria. No modelo consignado, essa parcela é quitada de forma automática todos os meses, antes mesmo do consumidor ter esse dinheiro depositado na sua conta. Com isso, o banco corre riscos e tem a certeza de que o crédito será pago. Por isso, muitos bancos costumam promover esse tipo de linha de crédito para que mais pessoas o adquiram, pois é um dos mais seguros para eles na questão de receber de volta o dinheiro emprestado.

Com o empréstimo consignado, os bancos também não costumam consultar órgãos de operação de crédito como o SPC ou SERASA. Por isso, se você está com o nome em alguns deles, o empréstimo consignado pode ser uma boa opção.

Para esse tipo de empréstimo, há um limite que pode ser descontado da renda mensal do consumidor: não pode passar de 30% do salário ou aposentadoria o valor das parcelas que é descontado.

Passo a passo para fazer a portabilidade de empréstimo consignado

Se você possui um empréstimo consignado, mas quer mudar a instituição financeira, pode fazer uma portabilidade. Isso pode ser feito da seguinte maneira:

  • Primeiro você deve entrar em contato com a instituição em que o empréstimo está atualmente e solicitar um extrato;
  • Nesse extrato, vão ter todos os detalhes como as parcelas que já foram pagas e aquelas que ainda faltam pagar;
  • Depois de conferir todos esses detalhes e o valor atual da dívida, você pode entrar com um pedido formal de portabilidade para a nova instituição desejada;
  • Esse pedido pode ser feito diretamente em uma agência da instituição.

Depois do seu pedido, as instituições envolvidas cuidarão de todos os detalhes e procedimentos para que seja feita a portabilidade. O consumidor deverá receber um comunicado quando a portabilidade tiver sido realizada com sucesso.

Quando a dívida passa para uma nova instituição, há um novo contrato do empréstimo consignado, o que pode te ajudar a negociar o valor atual, se assim desejar.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado pode ser usado como você bem entender, não tendo necessidade de explicar para a instituição financeira como você vai usar esse dinheiro. Alguns costumam solicitar esse tipo de crédito para quitar uma dívida, comprar uma casa ou um carro, ou ainda realizar algum sonho.

O fato é que quando você solicita o empréstimo, o banco faz uma análise para saber se o valor das parcelas ficará dentro do percentual de 30% da sua renda mensal. Se você tiver condições de pagar, há grandes chances de conseguir o empréstimo sem muitos problemas. Dependendo do seu salário, pode também ter um valor máximo que você pode pedir no empréstimo, por isso sempre confira diretamente com a instituição financeira.

Agora que você já conhece o empréstimo consignado e sabe também como fazer a portabilidade do mesmo, não perca mais tempo. Converse com o seu banco, veja se eles têm essa possibilidade e contrate o empréstimo para usar da forma que quiser. É uma modalidade com juros acessíveis e que não compromete a sua renda, te permitindo manter as contas em dia ao mesmo tempo que mantém sua qualidade de vida.

Alguns detalhes sobre a operação podem variar de instituição para instituição, por isso sempre tire todas as suas dúvidas.

Saiba como obter empréstimo até R$ 25 mil pela Caixa Econômica