Juros de mora: O que é? Entenda o perigo dos atrasos

Provavelmente você já se deparou com o termo “juros de mora” em algum boleto ou conta. Porém, mesmo fazendo parte do cotidiano financeiro de muitas pessoas, nem todo mundo sabe ao certo o que o termo significa. E uma coisa é certa, ter o conhecimento a respeito do que se trata juros como esse é uma ótima maneira de se organizar financeiramente e evitar o pagamento de taxas indesejadas.

Anúncios

E para te ajudar a entender mais o significado e outros detalhes dessa cobrança, nós preparamos esse texto prático e direito para que você saiba tudo sobre os juros de mora.

Siga com a sua leitura e confira!

Anúncios

Juros de mora: o que é?

Basicamente, os juros de mora são aqueles que são cobrados quando, por algum motivo, você faz o pagamento de uma conta com atraso. Se isso vem a acontecer, os juros de mora incidem no valor total da conta, aumentando de acordo com os dias de atraso do pagamento.

Ou seja, quanto mais tempo você demorar para pagar uma conta depois de sua data de vencimento, maior será o valor final dela, pois maior serão os juros de mora a serem cobrados.

Mas por que eles existem?

Os juros de mora são uma maneira de indenizar os credores pelo tempo que estes ficaram sem receber, pelo tempo em que o dinheiro não esteve disponível como foi combinado no contrato. Além disso, a cobrança dos juros de mora também é um método de inibir o comportamento inadimplente que muitas pessoas tem ao assumirem um compromisso financeiro.

Os juros de mora fazem com que as pessoas paguem as suas contas em dia, para evitar ter de pagar valores astronômicos no futuro, diminuindo assim, a chance de inadimplência.

Juros de mora: quanto pode ser cobrado?

No Brasil, a taxa estabelecida de juros de mora é limita ao 1% ao mês do valor da dívida. Ou seja, se você atrasou o pagamento de sua conta em alguns poucos dias, saiba que é cobrado o valor de 0,0333% por dia sobre o valor total da sua conta.

Multa de mora: o que é?

E a Multa de mora? Você conhece? Provavelmente você também já vi falar desse termo em alguma conta sua. Bom, ela não é muito diferente do juros de mora, sendo uma cobrança que também incide sobre o atraso de pagamento de uma conta, porém, diferentemente do juros de mora, a multa é de valor fixo, não mudando com a quantidade de dias de atraso.

Ou seja, se você demorou um dia ou trinta dias para pagar a sua conta depois do vencimento, não há diferença alguma no valor, ele será exatamente o mesmo.

O que muda é o fato de que a porcentagem cobrada por cada banco é decidido por cada instituição, podendo variar entre elas.

Porém, mesmo que possam decidir qual será a multa, esse valor não pode passar os 2% sobre o valor total da conta do cliente.