Dicas para evitar fraudes no seu Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma tremenda facilidade no nosso dia a dia e, por isso, cada vez mais pessoas, de todas as idades, estão optando por leva-lo aos estabelecimentos e locais que frequenta, ao invés de dinheiro. Os cartões de crédito podem ser usados para pagar compras e serviços, efetuar pagamentos, transferências e ainda podem te ajudar a acumular pontos para trocar por presentes, cupons de descontos ou descontos em viagens.

No entanto, com o grande uso desses cartões, há muitas pessoas de olho nos cartões de outros, podendo provocar fraudes.

Muitas pessoas já sofreram fraudes e quem não possui cartão de crédito não está totalmente livre, pois também acontece com cartões de débito. Quem sofre uma fraude pode ter muitos prejuízos, por isso nada melhor do que tomar os devidos cuidados e providências para evitar fraudes a todo custo.

Se você não quer passar por isso, confira a seguir algumas dicas para evitar fraudes no seu cartão de crédito.

O que as administradoras fazem para evitar fraudes?

Assim como você deve tomar alguns cuidados, dos quais falaremos depois, as administradoras dos cartões também podem tomar algumas providências e ter algumas medidas para evitar fraudes ou até mesmo para identificar uma fraude logo no seu início.

As administradoras dos cartões acompanham cada compra efetuada pelo dono do cartão para verificar se elas se mantêm dentro do padrão histórico de compras efetuadas anteriormente. Se alguma compra não estiver no padrão, a administradora entra em contato com o dono do cartão para verificar se foi ele mesmo que efetuou a compra.

Além disso, muitas administradoras também adotaram a medida de notificar o dono do cartão a cada compra ou transação realizada com o mesmo. Assim, após uma compra, ele recebe um SMS ou um e-mail informando o local, dia e horário da compra. Isso ajuda a identificar fraudes, pois se o dono do cartão não tiver efetuado a compra, ele poderá entrar em contato com a administradora para tomar as devidas providências.

Dicas para evitar fraudes no cartão de crédito

Há algumas dicas que você pode colocar em prática para também evitar ao máximo as fraudes no seu cartão de crédito. Com essas dicas você ficará mais atento e dificultará para aqueles que tenham a intenção de fraudar o seu cartão. Leia todas as dicas com bastante atenção.

1 – Cuidado com os caixas eletrônicos

As fraudes podem ser realizadas de qualquer forma, por isso quando você for sacar algum valor ou passar o seu cartão em algum caixa eletrônico, é importante ficar atento. Se na hora de colocar o cartão, ele não encaixar facilmente ou se você notar que o caixa eletrônico é mais velho, tente procurar outro para usar.

2 – Substitua o seu cartão

Isso não deve ser feito com muita frequência, apenas em momentos específicos. Por exemplo, caso o seu cartão fique preso em alguma máquina na hora de passar, ligue para sua assistência e faça de tudo para resolver o ocorrido rapidamente, mas não deixe seu cartão ali. Além disso, é recomendado substituir o seu cartão após o ocorrido, mesmo que consiga retirá-lo.

Além disso, se você suspeitar que seu cartão tenha sido fraudado de alguma maneira em algum local, peça para sua administradora um novo cartão com uma nova senha, para segurança.

3 – Acompanhe todos os seus gastos

Isso é fundamental, pois você conseguirá identificar muito rapidamente quando houver uma compra que não foi sua e assim bloquear o seu cartão e pedir outro. Algumas administradoras permitem acompanhar os gastos em tempo real através do aplicativo do cartão, principalmente quando falamos de cartões sem anuidade e de contas digitais.

Assim, sempre que usar o cartão, acesse o aplicativo e confira os seus gastos. E, mesmo que não esteja usando com frequência, acesse o aplicativo para conferir se não há nenhum gasto que não é seu.

É importante acompanhar suas transações bancárias e todos os seus gastos. Além disso, se a administradora do cartão tiver algum serviço de SMS para lhe avisar sempre que o cartão for usado, contrate-o.

4 – Paypal para compras online

Compras online também podem aumentar as chances de fraudes no cartão de crédito, por isso até mesmo nesses casos você deve se proteger ao máximo. Serviços como o PayPal são excelentes para manter todos os dados do seu cartão de crédito seguros, por isso cada vez mais pessoas optam por usá-lo ao fazer suas compras online.

O PayPal é altamente seguro e usado por milhares de pessoas. Nele você registra todos os seus dados pessoais e os dados do seu cartão e, ao entrar em um site para fazer uma compra, seleciona o pagamento por meio do PayPal, assim todas suas informações ficam protegidas.

5 – Evite usar computadores e celulares de terceiros

Se você for fazer uma compra online ou contratar um serviço virtual, sempre o faça usando os seus equipamentos, como computadores e celulares pessoais. Evite colocar as informações do seu cartão em equipamentos de terceiros ou em computadores que são usados por mais pessoas. Isso irá manter todos os seus dados protegidos.

E, ainda em seus computadores pessoais, sempre proteja tudo com senha e tenha um bom antivírus.

6 – Use o cartão em sites conhecidos

Ainda em relação à internet, nós sabemos que existem muitos sites desconhecidos por aí e sem CNPJ ou que não aparentam ter muita segurança, por isso só use o seu cartão em sites que você conheça ou que sejam de grandes empresas e lojas do comércio, assim as chances de uma fraude são menores.

Mesmo com essas dicas, saiba que a fraude pode acontecer, então o melhor nesses casos é entrar em contato com sua administradora o quanto antes e solicitar o bloqueio do seu cartão, além de um novo. Infelizmente, ninguém está livre, mas você pode tomar alguns cuidados e sempre ficar de olho nos locais onde irá passar o seu cartão. Cuide também para não ser roubado e para não perder o seu cartão em algum estabelecimento.

Deixe um comentário