Dicas para aumentar seu Score de Crédito

Anúncios

O score de crédito é uma das ferramentas usadas na análise de crédito que muitos bancos e instituições realizam quando um indivíduo solicita a abertura de uma conta, um cartão de crédito ou algum tipo de serviço financeiro. Por isso muitas pessoas se preocupam com o seu score, pois quanto mais alto ele for, maiores chances se têm de conseguir aquele cartão de crédito tão desejado, aquele investimento ou até mesmo uma conta.

Anúncios

O score de crédito é influenciado por diferentes fatores do nosso dia a dia e é essencial que estejamos cientes dele. Para isso, é necessário entender como o score de crédito funciona, como ele é levado em consideração nas análises de crédito e muito mais. Se você quer entender sobre o assunto e ainda conferir dicas para aumentar o seu score, leia a seguir.

Entenda o que é score

O score de crédito é uma pontuação que órgãos de proteção de crédito, como SPC e SERASA, usam para classificar os consumidores de acordo com suas compras e transações, para que seja possível medir o grau de confiança que se pode ter no consumidor para que ele pague suas contas.

Quanto maior for o seu score, significa que você é uma pessoa de confiança e que paga suas contas em dia. Para ter um score alto, é recomendado sempre pagar suas contas antes de vencer, negociar dívidas e ter contas em seu nome, mas sem exagerar. Aquelas pessoas que atrasam os pagamentos de contas, não possuem cartões ou muitas contas em seu nome ou que possuem dívidas, costumam ter um score muito baixo. Entretanto, é possível aumentar o seu score gradativamente com algumas mudanças no seu estilo de vida.

Rotating Banners
  Cartão Reforma → Veja Aqui como Funciona

Quem possui um score alto, tem maiores chances de ter seu cartão de crédito aprovado ou de conseguir um empréstimo com mais facilidade.

Como funciona o score de crédito

O score de crédito é um medidor de confiança muito usado por bancos e instituições financeiras. Quando você solicita um cartão ou um empréstimo, por exemplo, a instituição efetua uma análise de crédito com suas informações que, nada mais é do que verificar a forma como você se comporta com suas contas, se efetua o pagamento em dia. Para isso, é usado o score de crédito e documentos pessoais.

Na hora de consultar o score, a instituição verá qual é a pontuação do indivíduo e com base nisso, poderá tomar sua decisão. A pontuação no score pode variar de 0 a 1000. Se a sua pontuação estiver entre 0 e 200, há um risco muito alto de inadimplência. Se estiver entre 201 e 400, o risco ainda é alto. Se estiver entre 401 e 700, há um risco médio de inadimplência. Se estiver entre 701 e 900, o risco é baixo. E, se estiver entre 901 e 1000, o risco é muito baixo.

Rotating Banners
  Simulador de Corte de Cabelo: Online e Grátis

No site do Serasa Consumidor cada pessoa pode se cadastrar e conferir o seu score individualmente. O site ainda permite conferir qual é o score médio de pessoas na sua idade, para assim você saber se está nessa média ou se está na frente.

O que influencia no score

Para gerar essa pontuação no score, os órgãos de crédito possuem como base o histórico de cada consumidor na hora de pagar contas. Eles avaliam as contas pagas

e atrasadas, se o consumidor está ou já esteve negativado, avalia todos os seus pedidos de crédito incluindo cartões, empréstimos e financiamentos, assim como também avalia a relação do consumidor com instituições financeiras. Todas essas informações chegam aos órgãos de crédito através das lojas e estabelecimentos que você compra e é cliente.

Rotating Banners

Há vários fatores que podem influenciar para baixar o seu score, como atrasar o pagamento de contas, faturas e boletos. Solicitar vários cartões de crédito também pode baixar o seu score, assim como pedir muitos empréstimos e aumento desnecessário de limite. Por outro lado, não ter nenhuma conta registrada em seu nome também pode lhe prejudicar, por isso é necessário encontrar o equilíbrio.

Dicas para aumentar o score de crédito

Há várias coisas que você pode fazer para aumentar o seu score de crédito e assim aumentar sua confiança para com as instituições financeiras e de crédito. Por exemplo, uma dica crucial e muito importante é pagar todas suas contas em dia. Evite atrasar suas contas, por mais que seja só um dia. Pague-as sempre antes do vencimento. Qualquer atraso de pagamento pode acabar diminuindo o seu score. Pagar suas contas com antecedência também tende a gerar vantagens no seu score.

  Itaucard 2.0 Gold - É bom? Vale a pena? Avaliação completa

Outra dica importante é ter contas em seu nome, pois é comum acontecer da pessoa não estar negativada e nem inadimplente e ainda assim não conseguir ser aprovado. Isso pode ser resultado do fato de não ter nenhuma conta em seu nome. Pode ser contas simples, como de telefone e internet, mas é necessário que você seja identificado como um consumidor.

Rotating Banners

O hábito de pedir muitos cartões de crédito ou empréstimos em diferentes bancos também pode lhe prejudicar. Isso porque, o sistema irá entender que pode ser uma pessoa usando o seu CPF para solicitar vários créditos, então abaixa o seu score para que suas solicitações não sejam aprovadas. Por isso tenha cuidado na hora de escolher onde irá solicitar e quantas solicitações irá fazer.

O que fazer com dívidas

Quem tem dívidas também tende a lidar com um score baixo e a melhor coisa a fazer nesses casos, é negociar as dívidas e tentar quitá-las o quanto antes. Você deve entrar em contato com a empresa na qual está devendo e tentar negociar a sua dívida, para que seja possível pagá-la e assim você volte a ter um score maior.

E nada de pedir um empréstimo para quitar as dívidas, tente sempre fazer isso diretamente com a loja ou estabelecimento, negociando. Sempre avalie bem suas opções e tome cuidado para não ficar com o nome negativado, pois assim é impossível conseguir cartões e empréstimos. Acesse o site do Serasa para saber mais.

Rotating Banners

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *