Como investir em moedas digitais com segurança?

Anúncios

O mercado de moedas digitais tem crescido e atraído muitos interessados nessa nova forma de investimento. Isso acontece porque a rentabilidade das moedas digitais atrai os investidores e instiga quem apenas tem curiosidade sobre o assunto.

No entanto, o receio de fraudes e maiores danos financeiros faz com que alguns investidores tenham insegurança e medo de investir nas moedas digitais. Apesar do perfil do investidor do Brasil estar em constante mudanças, alguns ainda preferem investir tendo retornos menores do que a chance de sofrer algum golpe.

Anúncios

Além disso, a ausência de uma regulamentação contribui para que alguns prefiram deixar o seu dinheiro parado do que rendendo num novo investimento. Em um período de crise, ter um orçamento extra faz toda diferença.

Mas, as moedas digitais podem ser uma chance de ter grandes retornos no seu investimento e de explorar um novo mercado financeiro em crescente ascensão e chances maiores de retornos financeiros.

Os altos lucros do investimento em moedas digitais

Os grandes lucros que as moedas digitais oferecem aos investidores podem causar desconfiança da sua veracidade, especialmente numa época de tantas notícias falsas online, as conhecidas “fake news”.

Por existirem apenas online, as criptomoedas não possuem um órgão administrador e controlador como a Casa da Moeda ou o Banco Central. Além disso, não existe um Ministério da Economia que venha a reger e definir novas políticas para a moeda e seu desenvolvimento dentro do mercado financeiro.

  12 melhores jogos para ganhar criptomoedas

Diferente das moedas físicas, não existem lastro no dólar, ouro, ou qualquer outro padrão que exista. Os valores das moedas digitais dependem unicamente da compra e venda destas, por isso, ocorrem altas e quedas muito rapidamente.

Por isso, muitos consideram o mercado das moedas digitais um mercado de investimento muito arriscado para novos investidores, e até mesmo para investidores mais experientes, visto que você pode ganhar muito rapidamente, mas perder ainda mais rápido o que lucrou.

Como funcionam a procura e oferta das moedas digitais

Dentre todas as moedas digitais existentes do mercado das criptomoedas, a mais famosa é o Bitcoin. Apesar disso, existem muitas outras moedas que possuem grande relevância e valor no mercado.

Quanto maior a valorização da moeda, que ocorre conforme a procura e oferta, mais elas estarão em foco. Por isso, as moedas tendem a ter seu valor em rápido crescimento em pouco tempo, ou o inverso.

Nesse período de oscilação financeira e desemprego em alta, muitas pessoas passaram a investir nas moedas para ganharem um dinheiro extra. Essa possibilidade de ganho chamou a atenção de milhares de investidores. E é justamente essa atenção que pode aumentar o valor de uma criptomoeda.

Quanto mais em evidência estiverem as moedas, pela alta em sua procura, maior será o seu valor de compra e venda. Isso ocorre exatamente como acontece com produtos físicos e digitais.

O mercado de criptomoedas é mesmo seguro?

Apesar de ser um mercado relativamente arriscado, ele lhe possibilitará altos ganhos em um período de tempo bem relevante quando comparado com outros tipos de investimentos a curto e longo prazo.

  Ganhar criptomoedas com tarefas simples: 8 formas comprovadas

O Bitcoin é uma das moedas que mais sofreu oscilação positiva nos últimos anos. Em 2017 o valor dessa moeda atingiu um salto absurdo de $4.370 dólares para $13.800 dólares em apenas 3 meses. No entanto, esse mesmo valor decaiu em $3.500 dólares.

Os investidores que compraram o Bitcoin se depararam com a incerteza se essa moeda teria uma alta no seu valor novamente, ou se poderia cair mais. No entanto, com o tempo ela foi sendo cada vez mais valorizada e seu preço aumentou gradativamente.

Esse é um tipo de negócio que, apesar de ser muito lucrativo, é muito instável e exigirá paciência do investidor. Muitas corretoras tiram seus lucros dessas altas e baixas que ocorrem conforme o valor da criptomoeda sofre oscilações. Por isso é bom ter cuidado com golpes online.

Como posso investir com segurança em moedas digitais?

O primeiro passo para fazer seu investimento de forma segura no mercado de criptomoeda é ter em mente essas oscilações e não ir por impulso investindo tudo que você tem nas criptomoedas.

Invista um valor que não fará falta no seu orçamento e que não faça parte dos gastos essenciais seus e da sua família. Lembre-se que investir já é uma iniciativa arriscada, mas que as necessidades vêm em primeiro lugar. Invista com uma visão de segurança mas com prioridades.

  Vale a pena investir em Criptomoedas?

Faça um orçamento mensal do quanto você quer investir e em qual, ou quais moedas você quer investir. Saiba diferenciar a importância entre investir com consciência e investir sem conhecimento.

Uma forma de começar é fazer investimentos baixos. Você tem a possibilidade de comprar frações da moeda, e dessa forma, você tem a chance de começar a investir a partir de R$10, como ocorre com o Bitcoin.

Além disso, estude e pesquise profundamente sobre como ocorre o mercado das criptomoedas e do melhor investimento que se adeque à sua circunstância. Procure investir em cursos que te dêem direcionamento apropriado para lidar com esse mercado em ascensão.

Outra dica interessante é que você pode começar com as moedas mais estáveis do mercado. Algumas moedas são vinculadas a bens, que diferente das outras possuem lastro, que é o caso do dólar. E por conta disso, são mais estáveis.

Por último, escolha bem a sua corretora. Por segurança, escolha uma que seja bem conhecida, que possua reconhecimento como atividade econômica pelo IBGE e que tenha regras de proteção para os agentes do mercado das criptomoedas.

Verifique a relação dessa corretora com seus clientes, seu funcionamento e se ela possui algum histórico ou denúncia de fraude ou golpe. Seu dinheiro precisa ser investido com segurança e também com a proteção necessária contra hackers e ladrões virtuais.