Como funciona o financiamento Caixa Construção?

Para você que quer construir, pode contar com a Caixa Econômica Federal para ter melhores condições e conseguir construir a casa dos seus sonhos. A iniciativa ainda conta com a integração ao novo programa Casa Verde e Amarela, para ajudar a subsidiar o valor do imóvel.

Publicidade

O financiamento habitacional é o mais popular da Caixa e por isso nem todos os brasileiros sabem que também há outra alternativa, voltada a quem quer construir a casa própria. O Caixa Construção, também conhecido como Financiamento para Construção, é um crédito imobiliário para quem se interessa em financiar a sua obra. Saiba mais detalhes a seguir!

Publicidade

O que é o Caixa Construção

O financiamento para construção é uma linha de crédito criada pela Caixa Econômica Federal, ideal para quem quer adquirir um terreno e construir a sua casa própria. O banco também dá a opção caso você já tenha o terreno e queira pagar somente a construção.

Outra opção que se encaixa dentro do Caixa Construção é o financiamento para a compra do imóvel de construção. Com todas essas facilidades, você poderá obter a casa dos seus sonhos de modo muito mais descomplicado e facilitado, com um financiamento que cabe no seu bolso e no seu orçamento.

Publicidade

Como funciona o Caixa Construção

O Caixa Construção é uma linha de crédito realizada através do Sistema Financeiro de Habitação e o próprio imóvel é a garantia do financiamento. Você tem a opção de usar o saldo do FGTS no financiamento, mas para desfrutar dessa facilidade é preciso atender a alguns requisitos, como ter pelo menos 3 anos de carteira assinada (recebendo o Fundo), podendo ser em empresas diferentes. Além disso, você não pode ter outro financiamento ao mesmo tempo.

O restante do valor do financiamento, geralmente em torno de 80%, pode ser pago em até 35 anos, e as parcelas não podem ultrapassar 30% da renda familiar bruta mensal. Na hora de contratar o financiamento, não deixe de conferir também sobre a integração com o Casa Verde e Amarela, pois de acordo com a sua renda, é possível conseguir um subsídio para o terreno ou para o imóvel.

Todos os detalhes podem ser conferidos em um Correspondente Caixa ou ainda através das agências. No site da instituição também há uma página somente para falar sobre essa linha de crédito, onde você pode obter todas as informações.

Requisitos para contratar o Caixa Construção

Para conseguir contratar o Caixa Construção, há alguns requisitos que você precisa preencher. O primeiro deles, como já mencionamos, é ter pelo menos 3 anos de carteira assinada, para conseguir usar o seu FGTS. Além disso, o terreno ou imóvel escolhido para construção, deverá ter parcelas que não ocupem mais do que 30% da sua renda familiar mensal.

Outros requisitos: ser brasileiro, ter 18 anos ou 16 anos com emancipação, não estar com o nome no vermelho, o lote escolhido para a construção deverá estar legalizado e apto para receber o imóvel.

Passo a passo para contratar o Caixa Construção

A primeira etapa para dar entrada no financiamento Caixa Construção é fazer uma simulação no próprio site do banco. Nessa etapa você deve informar os seus dados no site e as informações sobre o imóvel, para assim saber quanto ficará o valor das prestações, os prazos e condições referentes ao financiamento do terreno/imóvel desejado. Com a simulação você poderá ter uma noção rápida se é possível utilizar da linha de crédito, de acordo com o seu perfil de consumidor.

Logo depois que você faz a simulação, é preciso reunir toda a documentação que é solicitada pelo banco e ir até a agência ou a algum Correspondente Caixa para conversar com o atendente, que irá verificar a possibilidade de usar o FGTS e o tipo de crédito mais adequado para suas necessidades. Essa consiste na etapa de análise de crédito.

Também tem a avaliação de engenharia, onde o banco avalia o valor e todas as condições de uso do terreno, para se certificar de que ele é legalizado e está apto para receber a construção. Com tudo conferido e estando dentro dos conformes, o contrato poderá ser assinado, para posteriormente o crédito ser liberado.

Depois, você poderá começar a pagar as mensalidades do financiamento, conforme o acordo feito com o banco. As parcelas podem ser pagas através do débito em conta, pelo site do Habitação Caixa, nas agências ou lotéricas.

Documentação necessária para a Caixa Construção

Há alguns documentos que precisam ser apresentados no momento da análise de crédito do Caixa Construção, documentos dos compradores quanto dos vendedores. Ou seja, se você estiver comprando um terreno, deverá apresentar a documentação de quem o está vendendo para você.

Para quem quer contratar o financiamento, os documentos necessários são os seguintes:

– Documento oficial de identificação;

– Comprovante de renda atualizado e novo;

– Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal;

– Carteira de Trabalho ou Extrato do FGTS;

– Certidão Atualizada de Inteiro Teor da Matrícula (para os imóveis).

Se o vendedor for pessoa física, será necessário apresentar somente um documento de identificação com foto e um comprovante de estado civil. Já se for uma pessoa jurídica, há outros documentos que são exigidos e que podem ser conferidos no site da Caixa.

Caixa Construção

O Caixa Construção é uma linha de crédito criada para te ajudar a comprar um imóvel e mandar construir a casa dos seus sonhos. Ele conta com diversas facilidades para que você consiga construir a casa que sempre sonhou, arcando com mensalidades que não afetam a sua renda mensal.

E o melhor é que você pode simular a qualquer momento pela internet, sem pagar nada, e depois ir direto até a agência para dar entrada na contratação do seu financiamento. Milhares de brasileiros já construíram suas moradias através dessa linha de crédito, e essa pode ser a sua chance. Comece hoje mesmo a pesquisar e a fazer suas simulações online, quando sentir que encontrou a opção certa, reúna a documentação e vá até a Caixa.

Requisitos para inscrição no Cadastro Único

4 passos para consultar seu CPF grátis