Pensar em investimentos desde sempre nos leva a ter a errônea ideia de que é preciso estar em contato 24 horas com um gerente de banco ou com o responsável pelas ações. Muitos já imaginam telefones tocando sem parar e um tumulto nos escritórios para realizar as operações. Mas a verdade é que todo o mercado financeiro realiza aplicações online e quase 100% dos investimentos acontecem através de plataformas digitais.
Anúncios
Há diversos pontos positivos em realizar investimentos online, dentre eles a maior segurança, eficiência e praticidade. Por isso, confiram algumas dicas para iniciar os investimentos online:
01- Fazer uso do Internet Banking
Anúncios
As transações atualmente são mais práticas e rápidas, já que a maioria dos bancos possuem opções remotas de investimento, como é o caso de sites e aplicativos, por exemplo. Com o avanço da tecnologia, investir online pode ser um dos meios mais seguros existentes, já que existem diversos mecanismos para evitar fraudes ou roubos.
Visando esses pontos, o Internet Banking (operações financeiras mediadas por páginas seguras como as de Bancos, por exemplo) pode ser uma das melhores opções para iniciar as transações de investimentos online.
02- Fazer abertura de conta em uma corretora
As corretoras são as responsáveis por fazer a mediação da negociação dos processos de investimento. Pois como há muito dinheiro circulando em diversas transações, é necessário certa burocracia, até mesmo para que todos os pontos fiquem corretos e diminua a possibilidade de vulnerabilidade.
Na maioria das vezes, para fazer cadastro em uma corretora costuma ser simples. Já que geralmente são exigidos apenas documentos como CPF, alguns contatos e CEP, por exemplo. A vantagem das corretoras em relação ao Internet Banking é que há disponibilidade de outros difusores, e não apenas de bancos. Ou seja, a quantidade de possibilidades é maior. Mas também, com tantas opções, é mais difícil de realizar as escolhas e decidir qual caminho seguir.
03- Consultoria Online para Investimentos
Para fazer bons investimentos, não basta apenas querer. É necessário possuir certos conhecimentos mais aprofundados quanto ao mercado financeiro em geral. Ou seja, todos os iniciantes devem se submeter aos riscos, o que é normal.
Mas sempre existem aqueles que preferem “cortar caminhos” e não correr riscos nem no começo. Para isso que existem os serviços de consultoria para fazer os investimentos. Assim, a possibilidade de perda é bem menor já que a consultoria será realizada por profissionais extremamente qualificados. É exatamente por esse motivo que as empresas de tecnologia e finanças chamadas “Fintechs” tem ganhado tanto espaço no mercado. Com elas, é possível diminuir a burocracia e os custos de manutenção. As consultorias irão traçar qual investimento se encaixa melhor em seu perfil e objetivos.
O que levar em consideração na hora de fazer investimentos online?
Depois de apresentadas as 3 opções, é fundamental fazer a avaliação de alguns pontos antes de tomar a decisão final.
01- Propriedades das Ferramentas
A escolha da ferramenta correta pode ajudar na realização dos investimentos online. Uma interface mais simples e que possibilita maior facilidade na navegação pode ser melhor. Algumas dão até opções de programar determinadas ações. Daí a importância de escolher a que mais se encaixa ao seu perfil e seus determinados objetivos.
02- Preocupe-se com a Segurança
A maioria das pessoas com certeza já ouviram falar em golpes virtuais. Por isso, é fundamental ter algumas precauções antes de investir online. São eles:
- Estar sempre atento aos e-mails. Atualizações de cadastro podem ser perigosas! Em situações como essas, é melhor ligar diretamente para a empresa ou tentar se informar para conferir se a solicitação é realmente de procedências corretas;
- Você deverá ter sempre um antivírus instalado em seu computador;
- Troque suas senhas regularmente e não use a mesma em todos os logins;
- Jamais use um aparelho que não seja o seu. O mais seguro é usar uma máquina especificamente para essa finalidade de investimento;
- Confira se a instituição escolhida para realizar investimentos é regularizada pelo Banco Central, por exemplo;
- Tenha certeza que os investimentos estão sendo registrados em seu CPF e nome.
03- Suporte das Empresas de sua escolha
A empresa que foi escolhida por você para cuidar de seus investimentos online deve ser eficiente, a fim de evitar que você perca tempo e dinheiro. Toda instituição deve possuir opções de auxílio e suporte. Lembre-se de checar se a ferramenta para investir é bem avaliada e se contam com atualizações constantes.