Você sabe o que é cartão reforma? Pois, saiba que ele se trata de um programa criado pelo Governo Federal que tem o objetivo de fornecer um valor em dinheiro, em forma de crédito!
Anúncios
Ele é destinado para famílias que possuam baixa renda e que precisem realizar algum tipo de reforma em sua casa, sendo em forma de crédito em um cartão de caráter físico!
Esse é um programa que visa ofertar uma média de aproximadamente 5 mil reais no total, que poderão ser destinados para a realização de compras de materiais de construção em estabelecimentos devidamente cadastrados.
Anúncios
O sonho de ter a casa do jeitinho que muitas famílias sempre sonharam agora é algo cada vez mais possível, pois com esse cartão reforma torna-se possível realizar reformas, ampliação, resolver problemas e até mesmo finalizar obras inacabadas em diversos imóveis.
O Governo ainda atribui uma expectativa de que grande parte dos cartões seja entregue durante todo o ano de 2018, sendo que o valor previsto é de 500 milhões para o programa.
Quer se inteirar ainda mais sobre esse assunto e entender melhor como funciona o cartão reforma? Então continue lendo mais sobre isso no decorrer desse conteúdo e entenda quem tem direito ao benefício!
Cartão reforma – Como funciona o programa?
Quem tem uma casa provavelmente sabe como fazer uma reforma pode ser uma ação importante, não é mesmo? O grande ponto é que nem todas as famílias dispõem de um orçamento adequado para tal.
O fato é que uma reforma não deve ser vista como algo sem muita importância, na verdade é justamente o contrário.
Muitas famílias com renda baixa podem acabar enfrentando uma série de problemas nesse sentido, tendo que viver em um imóvel que possua janelas e portas quebradas, goteiras, instalações elétricas irregulares e muitos outros aspectos.
E é aí que mora o grande dilema, visto que nem sempre os materiais de construção podem ter valores realmente acessíveis, o que pode tornar tudo ainda mais difícil para essas famílias com renda mais baixa.
Focando nessa premissa, o Governo Federal resolveu elaborar uma iniciativa que pudesse apoiar essas famílias, lançando a partir desse pensamento o cartão reforma!
Diferente do que muitos imaginam, não se trata de um empréstimo que poderá gerar um grande endividamento para essas pessoas, fazendo com que elas precisem arcar com muitas prestações e juros.
Na verdade, o cartão reforma se refere a um valor em dinheiro que deverá ser entregue a essas famílias de forma a facilitar que elas consigam realizar uma reforma em suas casas!
E para que serve e para quem é o cartão reforma?
Como dito anteriormente, esse é um cartão que visa permitir que famílias de baixa renda consiga realizar a compra de materiais de construção.
Esses materiais devidamente comprados deverão ser exclusivamente para a consolidação de uma reforma em suas residências, não podendo ser usado para outra finalidade.
É importante ainda salientar que os serviços provenientes à mão de obra, como no caso de pedreiros, eletricistas, bombeiros e tantos outros bem como o aluguel de maquinário e outros equipamentos é de total responsabilidade do beneficiado do programa.
O munícipio também poderá fornecer alguma assistência técnica para que a obra possa ser realizada!
Entendendo melhor sobre os valores do benefício!
O crédito concedido aos beneficiados do programa pode variar do valor entre 2 mil reais até o valor máximo de 9 mil reais, sendo o valor médio de recursos de 5 mil reais por cada família!
Como dito anteriormente no inicio desse artigo, o valor concedido ao beneficiário não se trata de um tipo de empréstimo, mas sim de uma transferência absolutamente gratuita de recursos que deverão ser custeados por parte do Governo.
Isso quer dizer que, não é preciso que as famílias beneficiadas precisem arcar com qualquer tipo de pagamento mensal ou até mesmo dispor de recursos para fazer a devolução do montante concedido por meio do cartão reforma!
De acordo com o Governo Federal, o valor em dinheiro do programa tem orçamento previsto junto à União e por esse motivo não há motivos para que os beneficiados precisem se preocupar com a devolução do valor concedido.
O valor que poderá ser entregue às famílias poderão variar levando em consideração a finalidade, ou seja, o tipo de reforma que poderá ser feita na residência.
É preciso ainda considerar atenção à algumas regras básicas e critérios, como os que serão destacados abaixo:
- Reformas ou ampliações de imóvel somente quando o mesmo tiver mais de 3 integrantes do grupo familiar por dormitório
- Construção de banheiro quando o imóvel não tiver sanitário de uso exclusivo da família solicitante do benefício.
- Em casos onde o imóvel seja considerado inadequado quando à sua cobertura e precisar de instalação de um telhado ou laje.
- Quando é preciso realizar tratamento de esgoto.
- Em situações onde o imóvel precise de reforma ou construção da alvenaria, podendo ela ser interna ou externa, bem como instalações elétricas e hidros sanitárias, e outros critérios.
Para poder entender se você se enquadra no perfil do programa e entender mais detalhes sobre o processo de aquisição do cartão reforma, basta acessar o site ou se preferir entrar em contato com a Caixa Econômica Federal!