Aposentados do INSS ganham MAIS limite para usar no cartão de crédito

Os aposentados e pensionistas do INSS geralmente podem contar com uma série de benefícios em relação ao cartão de crédito e a solicitação de financiamentos e linhas de crédito para uso pessoal. Durante a pandemia, esses segurados também já receberam do órgão as parcelas do 13º salário que foram antecipadas e agora temos mais novidades na área.

Publicidade

Por exemplo, agora os aposentados poderão contar com mais limite para usar em seus cartões de crédito, além de outras mudanças que também foram anunciadas. Quer ficar por dentro de tudo isso? Confira a seguir como vai funcionar esse limite maior aos aposentados e pensionistas.

Aumento do limite do cartão de crédito para aposentados

Você já ouviu falar em CNPS? Consiste no Conselho Nacional da Previdência Social e este órgão é responsável por administrar diversas questões relacionadas ao INSS e aos segurados e pensionistas. Recentemente, o CNPS solicitou algumas mudanças para o INSS, sendo uma delas o aumento do limite do cartão de crédito de aposentados em até 1,6 vezes em relação à sua renda mensal.

Publicidade

Sendo assim, a cada 1 salário mínimo que o segurado recebe, o seu limite pode chegar a R$1.672, aumentando proporcionalmente. Com essa mudança, o intuito é aumentar o poder de compra desses segurados e ajuda-los na hora de conseguir adquirir o que desejam.

CNPS solicita mudanças para os aposentados

Mas as mudanças que foram solicitadas pelo CNPS não param por aí. As demais mudanças são relacionadas às operações de empréstimos consignados que são oferecidos para aposentados e pensionistas. Para você entender melhor o que é isso, ao solicitar esse empréstimo, a parcela do mesmo é descontada automaticamente da aposentadoria do segurado.

A primeira mudança solicitada pelo CNPS é em relação a essa primeira parcela que é descontada da aposentadoria: a sugestão é que o INSS aumente o prazo para descontar a primeira parcela dos empréstimos que forem solicitados enquanto estivermos em situação de calamidade pública. O CNPS sugere que o prazo de carência para essas operações sejam de até 90 dias para que a primeira parcela seja descontada. O prazo final do empréstimo não se altera, apenas é esperado 90 dias para que a primeira parcela seja descontada.

Outra mudança solicitada pelo CNPS é a possibilidade de efetuar o desbloqueio do benefício em 30 dias depois do despacho para as operações de créditos consignados. Ela é válida tanto para aposentados quanto pensionistas ou seus representantes legais.

Quem pode usufruir dessas mudanças

As mudanças que foram solicitadas pelo CNPS, se forem aprovadas e colocadas em prática pelo INSS, poderão ser usufruídas por aposentados e pensionistas do INSS, assim como por militares das forças armadas.

Portanto, se você é aposentado e deseja aumentar o limite do seu cartão, saiba que em breve isso pode ser possível. Quem é aposentado ou pensionista já pode aproveitar as vantagens de solicitar um crédito consignado.

Valores máximos dos empréstimos para aposentados e pensionistas

Apesar das mudanças mencionadas, não há nenhuma alteração em relação ao valor dos empréstimos que os segurados e pensionistas podem pagar. De acordo com o que já é conhecido em nosso país, o valor do empréstimo não pode comprometer mais do que 35% da renda mensal do segurado ou pensionista.

No caso de empréstimos consignados em cartões de crédito, os próprios bancos possuem um valor limite de 35% do valor do benefício, dessa forma, em nenhum banco você encontrará parcelas que ultrapassem essa porcentagem. O principal objetivo é garantir que o segurado não prejudique a sua própria qualidade de vida, gastando mais do que realmente pode pagar.

Como funciona o crédito consignado

O crédito consignado é uma linha de crédito oferecida a aposentados e pensionistas do INSS. Nesse tipo de operação é possível conseguir um crédito pessoal consignado ou até fazer um empréstimo. Em todos os casos, ao contratar esse crédito consignado e definir a quantidade de parcelas, ao começar a pagar essas parcelas vão ser descontadas automaticamente do seu benefício.

Geralmente é recomendado que o aposentado ou pensionista faça a solicitação do crédito diretamente no banco pelo qual recebe a aposentadoria, para que assim esse desconto automático possa ser ainda mais prático. Dessa forma, você não precisa se preocupar em ir pagar todo mês o boleto ou a fatura do empréstimo, pois a parcela é descontada de forma automática assim que o benefício cai na sua conta.

Nessa modalidade os aposentados e pensionistas encontram juros mais baixos e acessíveis, assim como uma maior facilidade na hora da aprovação dessas linhas de crédito. O valor limite para ser solicitado deve respeitar o percentual de 35% da sua renda mensal.

Quem tem direito ao crédito consignado?

O crédito consignado é uma modalidade voltada principalmente para aposentados e pensionistas do INSS, mas algumas instituições financeiras também podem oferecer esse tipo de linha de crédito para seus funcionários. Por isso, se você não é aposentado nem pensionista do INSS, mas trabalha em um banco, verifique se a instituição disponibiliza essa opção de empréstimo aos funcionários.

Como solicitar o crédito consignado

O aposentado ou pensionista que tiver interesse em solicitar um crédito consignado deve reunir os seus principais documentos pessoais e ir presencialmente até a agência do banco onde recebe a sua aposentadoria.

No local, deve informar que deseja solicitar um crédito ou empréstimo consignado para que assim seja direcionado ao atendente. Esse funcionário vai coletar todos os dados e informações, assim como averiguar qual é o limite pré-aprovado disponível para o empréstimo. Tudo acontece muito rápido principalmente pelo fato do indivíduo já receber sua aposentadoria pela instituição.

Após confirmar o empréstimo, o dinheiro tende a ficar disponível na sua conta em poucos dias. Você pode sacar e posteriormente, as parcelas começam a ser descontadas do seu salário, de acordo com o prazo estipulado no momento da contratação. Para quem trabalha em banco e solicita esse tipo de crédito, funciona da mesma maneira: as parcelas do financiamento são descontadas diretamente do seu salário assim que ele cai na conta, assim você saca o restante e tem a garantia de que o empréstimo está sendo pago.

Publicidade

Quais construtoras participam do Minha Casa Minha Vida

Feirão online de imóveis reúne mais de seis mil ofertas com preços a partir de R$ 45 mil