Anúncios
Um empréstimo para investimento pode valer a pena, a depender de alguns fatores que influenciam, isso, apenas em alguns casos específicos, como no caso de um investimento em um negócio seu, o risco pode valer a pena em determinados contextos.
Anúncios
A única vez que faz sentido emprestar dinheiro para um investimento conhecido na linguagem financeira como “investir um empréstimo” é quando o retorno do investimento do empréstimo é alto e o nível de risco do investimento é baixo.
É desaconselhável que um investidor invista um empréstimo em um veículo de risco, como o mercado de ações ou derivativos.
Ter uma compreensão firme de como e quando a alavancagem e a margem entram em jogo também pode ajudar um investidor a responder a essa pergunta.
Tipos de investimentos
Existem quatro principais tipos de investimento, ou classes de ativos, que você pode escolher, cada um com características, riscos e benefícios distintos.
Uma vez que você está familiarizado com os diferentes tipos de ativos, você pode começar a pensar em juntar uma mistura que se encaixaria com suas circunstâncias pessoais e tolerância ao risco.
- Investimentos em crescimento
Estes são mais adequados para investidores de longo prazo que estão dispostos e capazes de suportar altos e baixos no mercado.
- Ações
As ações são consideradas um investimento de crescimento, pois podem ajudar a aumentar o valor do seu investimento original no médio e longo prazo.
Se você possui ações, você também pode receber rendimentos de dividendos, que são efetivamente uma parte do lucro de uma empresa pago aos seus acionistas.
É claro que o valor das ações também pode ficar abaixo do preço que você paga por elas. Os preços podem ser voláteis no dia a dia e as ações geralmente são mais adequadas para investidores de longo prazo, que estão confortáveis em suportar esses altos e baixos.
- Propriedade
A propriedade também é considerada como um investimento de crescimento, pois o preço das casas e outras propriedades pode subir substancialmente durante um período de médio e longo prazo.
É possível investir diretamente comprando um imóvel, mas também indiretamente, através de um fundo de investimento imobiliário.
- Investimentos defensivos
Estes são mais focados na geração consistente de renda, em vez de crescimento, e são considerados de menor risco do que investimentos em crescimento.
- Numerário
Os investimentos em dinheiro incluem contas bancárias diárias, contas de poupança com juros altos e depósitos a prazo.
Eles normalmente carregam os menores retornos potenciais de todos os tipos de investimento.
Juros fixos
● O que é um título de renda fixa?
Um título de renda fixa é um investimento que proporciona retorno na forma de pagamentos de juros periódicos fixos e o eventual retorno do principal no vencimento.
Ao contrário dos títulos de renda variável, onde os pagamentos mudam com base em alguma medida subjacente, como taxas de juros de curto prazo, os pagamentos de um título de renda fixa são conhecidos antecipadamente.
● Benefícios de Títulos de Renda Fixa
Os títulos de renda fixa proporcionam renda de juros constantes aos investidores ao longo da vida do título. Os títulos de renda fixa também podem reduzir o risco global em uma carteira de investimentos e proteger contra volatilidade ou flutuações selvagens no mercado.
As ações são tradicionalmente mais voláteis do que os títulos, o que significa que seus movimentos de preços podem levar a maiores ganhos de capital, mas também perdas maiores.
Como resultado, muitos investidores alocam uma parte de suas carteiras em títulos para reduzir o risco de volatilidade que vem das ações.
É importante notar que os preços dos títulos e títulos de renda fixa podem aumentar e diminuir também. Embora os pagamentos de juros dos títulos de renda fixa sejam estáveis, seus preços não são garantidos para permanecerem estáveis ao longo da vida dos títulos.
Por exemplo, se os investidores venderem seus títulos antes do vencimento, pode haver ganhos ou perdas devido à diferença entre o preço de compra e o preço de venda.
Os investidores recebem o valor nominal do título se ele for mantido até o vencimento, mas se for vendido antecipadamente, o preço de venda provavelmente será diferente do valor nominal.
No entanto, os títulos de renda fixa normalmente oferecem mais estabilidade do principal do que outros investimentos. Títulos corporativos são mais propensos do que outros investimentos corporativos a serem pagos se uma empresa declarar falência.
Por exemplo, se uma empresa está enfrentando falência e deve liquidar seus ativos, os detentores de títulos serão pagos perante acionistas comuns.
Os títulos corporativos são apoiados pela viabilidade financeira da empresa. Em suma, os títulos corporativos têm maior risco de inadimplência do que os títulos públicos.
A inadimplência é a falha de um emissor de dívida para fazer o bem em seus pagamentos de juros e pagamentos principais a investidores ou detentores de títulos.
Títulos de renda fixa são facilmente negociados através de uma corretora e também estão disponíveis em fundos mútuos e fundos negociados em bolsa.
Fundos mútuos e ETFs contêm uma mistura de muitos títulos em seus fundos para que os investidores possam comprar em muitos tipos de títulos ou ações.
Economizar com base em percentagens
Depois de pagar um salário para cobrir suas despesas básicas e economizar uma parcela para os impostos trimestrais estimados, faça com que seja uma regra reservar uma porcentagem de cada depósito que vai para sua conta.
Se você está se sentindo um pouco sobrecarregado, comece pequeno: 5% ou 10% seria um ótimo começo. E existem aplicativos que podem ajudá-lo a fazer isso automaticamente.
Por exemplo, a Capital tem uma “Regra do Freelancer”, e economiza automaticamente uma porcentagem de qualquer depósito que vá para sua conta bancária.
Se você é membro do Banco, com poupança automática, você economiza 10% de cada contracheque através de depósito direto. Você pode então usar qualquer quantia que você economizou para investir.
Separe seus negócios e contas pessoais
É importante separar seus negócios e contas pessoais por várias razões. Ele lhe dá mais legitimidade como solopreneur, e ajuda você a manter o controle das deduções fiscais.
Mas uma vez que você calculou sua renda mensal, configure uma transferência automática de sua conta de negócios para sua conta corrente pessoal todos os meses.