4 passos para consultar seu CPF grátis

O Cadastro de Pessoa Física, que nós conhecemos como CPF, é um documento extremamente importante para todos nós, pois é um registro da nossa existência mantida pela Receita Federal. A principal função do CPF é ajudar na identificação de todos os contribuintes quando eles declaram o Imposto de Renda, por isso todos os cidadãos a partir de 12 anos precisam ter o seu próprio CPF.

Publicidade

Cada pessoa que se cadastra na Receita Federal recebe um número de CPF que é intransferível. Esse número é solicitado no momento de cadastros juntamente do RG. A consulta ao CPF é importante e deve ser feita com certa regularidade, pois o documento pode se encontrar irregular devido a algumas ações ao longo do tempo.

Como quando há alguma mudança nas informações que foram prestadas ou ainda quando você possui dívidas, o que faz com que seu CPF fique negativado. A seguir, entenda mais sobre isso e veja 4 passos para consultar seu CPF grátis.

Publicidade

Quando o CPF pode ficar irregular?

O nosso CPF pode acabar ficando irregular por alguns motivos ao longo da nossa vida e nem sempre isso representa um grande problema. O CPF pode vir a ficar suspenso quando tem algo de errado ou incompleto no cadastro do cidadão. Isso costuma acontecer geralmente em relação ao nome, data de nascimento ou até mesmo em relação ao Título Eleitoral, pois a Receita Federal cruza todas as informações com a Justiça Eleitoral.

Publicidade

Quem deixar de votar, por exemplo, também pode encontrar irregularidades no CPF e pode precisar resolver a situação. O CPF ainda pode ser considerado nulo, quando é encontrada alguma fraude na inscrição do cidadão. Se você deixar de entregar alguma declaração de imposto de renda nos últimos 5 anos, o CPF também pode ficar com pendências.

O que significa CPF negativado?

Se o seu CPF estiver negativado, nenhuma das situações acima se aplicam, é uma situação diferente. Isso acontece quando há alguma dívida no seu nome e a empresa na qual você está devendo insere o seu nome e o seu CPF nos órgãos de crédito como SPC e SERASA.

Esses órgãos de crédito consultam o seu CPF na hora que você solicita algum tipo de cadastro, empréstimo ou linha de crédito. E se encontrarem a informação de que o seu CPF está negativado, as chances de negarem o seu pedido é maior. Por isso é muito importante que você sempre consulte o seu CPF para ficar ciente de como está a sua situação e regularizá-la se for preciso.

Quando o seu CPF estiver negativado, a única maneira de resolver a situação pode ser pagando a sua dívida. Em alguns casos, ao entrar em contato com a empresa para negociar, eles aceitam remover seu nome dos órgãos de crédito quando você começar a pagar a dívida.

Como saber se há problemas com o seu CPF?

Há diversas maneiras de você saber se há problemas com o seu CPF ou se ele está regularizado. O mais comum é quando você solicita algum tipo de crédito em um banco ou tenta abrir conta em lojas e o seu pedido é negado, no entanto, nem todo mundo quer ter esse tipo de surpresa, por isso você deve se prevenir.

É possível descobrir como está a situação do seu CPF de forma presencial ou pela internet. De forma presencial, você pode se dirigir até uma agência da Receita Federal próxima a você ou uma unidade dos serviços de proteção de crédito.

Indo nessas unidades dos serviços de SPC e SERASA, você poderá mostrar os seus documentos pessoais e verificar em quais empresas se encontra inadimplente. Com isso você já pode inclusive tentar negociar e retirar o seu nome desses órgãos para que não haja mais problemas.

Você também pode fazer a consulta pela internet, diretamente nos sites dos serviços de proteção ao crédito. Você pode fazer a consulta pelos sites da Receita Federal, do Serasa, do SPC e de vários outros. Dependendo do site, é preciso pagar para fazer a consulta, em torno de R$9,90.

Veja 4 passos para consultar seu CPF grátis

Há 4 passos que você pode tomar para conseguir consultar o seu CPF de forma gratuita pela internet, obtendo ainda mais detalhes sem precisar sair de casa. Veja a seguir quais são esses 4 passos para conseguir consultar seu CPF grátis:

1 – Serasa

Uma das formas que você pode consultar o seu CPF de forma gratuita pela internet é diretamente no site do SERASA. Eles permitem que você crie um cadastro e já consiga ver as informações sobre o seu CPF: todas as dívidas, a sua pontuação e quando as empresas consultam o seu documento.

No SERASA inclusive você poderá ver as possibilidades de negociação das dívidas e como regularizar a sua situação perante as empresas. Acesse o site, faça o seu cadastro e em menos de 5 minutos você já obtém todas as informações.

2 – ControlCred

O ControlCred também é um serviço de proteção ao crédito que permite aos cidadãos consultar gratuitamente o seu CPF. Basta preencher o cadastro no site com suas informações pessoais para conseguir ver se há dívidas em seu nome, de modo bem simples e prático.

3 – Receita Federal

No site da Receita Federal também é possível consultar a situação do seu CPF. Você consegue emitir um comprovante da situação cadastral do documento que irá mostrar se o seu CPF está regular ou não. Ele não mostra se há dívidas em seu nome, mas sim se há algum problema com o documento.

Também é possível saber se você tem dívidas ou débitos com a Receita Federal, como quando não faz a declaração do Imposto de Renda. Para isso, basta emitir a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais, também no site da Receita.

4 – SCPC

Pelo site do Consumidor Positivo, você consegue descobrir se o seu nome está no SCPC. Basta fazer o seu cadastro e rapidamente você já poderá conferir todas as informações e pendências registradas em seu nome.

Como funciona o financiamento Caixa Construção?

Programa Jovem Aprendiz da Nexa está com vagas exclusivas para mulheres